RAÍZES CULTURAIS: O LEGADO DA NOSSA COMUNIDADE, EXPLICA A ARTE E A CULTURA GUMAREENSE

CULTURAPERSONALIDADESDOCUMENTÁRIOARTE

Gonzaga Filho

RAÍZES CULTURAIS: O LEGADO DA NOSSA COMUNIDADE é um documentário que mergulha nas tradições, expressões artísticas e patrimônio cultural que moldam a identidade da nossa cidade. através de relatos de membros da comunidade. O documentário oferece uma visão envolvente das raízes que sustentam a riqueza cultural local em suas performances culturais e imagens impactantes do nosso município.

O objetivo principal do documentário é preservar, celebrar e compartilhar as tradições culturais da nossa comunidade, promovendo o entendimento e apreciação da herança cultural para as futuras gerações.

Foram entrevistados como conteúdo importante para esse documentário, personagens marcantes da história, da arte, da cultura e da religiosidade Guamareense. Personagens como Maria Jandir (Historiadora), Padre Gilvan (Pároco Local), Maria Santos (Coordenadora Cultural), Gonzaga Filho (Escritor / Artista Plástico) Francisco de Betânia (Poeta Cordelista).

O documentário RAÍZES CULTURAIS: O LEGADO DA NOSSA COMUNIDADE é destinado a todos os membros do nosso município e que tenham interesse em conhecer, preservar e promover a riqueza cultural da cidade. Além de atrair espectadores de outras regiões interessados em descobrir as tradições e expressões artísticas únicas desta comunidade.

Um dos locais que foram usados durante as gravações e entrevistas, foi o Centro Cultural Francisco José De Santana, ou Centro Cultural de Guamaré que hoje, 21 de agosto de 2024 está completando 11 anos de existência.

O Centro Cultural Francisco José de Santana recebeu este nome em homenagem ao pioneiro das festas tradicionais e criador do primeiro bloco carnavalesco em Guamaré, o senhor Francisco José de Santana, ou simplesmente, Chico de Isabel como é mais conhecido e hoje, o Centro Cultural é o guardião da história artística e cultural do nosso município.

Aqui fica os nossos agradecimentos ao produtor Jackson Ferreira por nos brindar com um documentário maravilhoso, onde se pode ter conhecimento da nossa história político, religiosa, artística e cultural, como também dos artistas locais que vivem no mais completo anonimato.

Direção Geral:

Jackson Ferreira

Diretor de Fotografia e Edição:

Matheus Dantas

Imagens Aéreas:

Jonatan Dantas

Roteiro:

Hairton

Assistência Técnica:

Luana Ferreira

Designer:

Márcio Jr

Entrevistados:

Maria Jandir

Padre Gilvan

Maria Santos

Gonzaga Filho

Francisco de Betânia

Bibliotecária:

Aparecida Morais

Mãe do Menino:

Tassila

Menino:

Marcus Vinicius