CULTURA
CENTRO CULTURAL DE GUAMARÉ
O Centro Cultural Francisco José de Santana ou Centro Cultural de Guamaré, como é conhecido, foi inaugurado no dia 21 de agosto de 2013, às 20h00, no segundo dia da festa que estava sendo realizada em comemoração aos 408 anos da Colonização de Guamaré - RN.
O mesmo fica localizado na Rua Professor João Batista – Centro, próximo a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.
O Centro Cultural Francisco José de Santana recebeu este nome em homenagem ao pioneiro das festas tradicionais e criador dos primeiros blocos carnavalescos em Guamaré, o senhor Francisco José de Santana, ou simplesmente, Chico de Isabel como era mais conhecido.
A homenagem foi prestada a Chico de Isabel enquanto o mesmo ainda vivia, para que ele entendesse o valor cultural que ele representava para o município, em função do seu pioneirismo e amor pela arte e a cultura Guamareense.
O Centro Cultural Francisco José de Santana conta com um acervo de grande valor histórico através de fotografias, vídeos e textos, retrato personalizado, além de exposição de material pertencente a grupos folclóricos, exposição de artes plásticas e uma viagem no tempo em que os antigos habitantes viviam em residências feitas de taipa com piso de chão batido.
O Centro Cultural funciona de Segunda a Sexta Feira no horário da tarde, das 08h00 às 13h00 e também durante toda a semana e até mesmo no sábado, quando houver agendamento.
Qualquer pessoa, entidade ou escola que deseje fazer uma visita ao centro cultural fora desses horários descritos, deve agendar com antecedência com Gonzaga Filho (99618-4797) ou Maria Santos (99600-1558), que faremos a reserva de horário e estaremos a postos para receber a todos da maneira mais agradável possível.