Gonzaga Filho

GUAMARÉ REALIZA A SUA III CONFERÊNCIA DAS CIDADESTítulo

10 JUN 2019
10 de Junho de 2019

Nesta quarta-feira (15.06.16), a Prefeitura Municipal de Guamaré, através das Secretarias Municipais de Planejamento, Ação Social e Meio Ambiente e Urbanismo realizou a III Conferencia Municipal da Cidade.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores com grande participação popular, onde todos tiveram a oportunidade de discutir a cidade que temos e a cidade que queremos.

O cerimonial foi realizado por Geovânia Miranda que mais uma vez demonstra a sua competência na realização de grandes eventos do município. Logo em seguida o secretário municipal de planejamento, o senhor Jefferson Soares de Oliveira fez a abertura do evento, falando sobre os temas que seriam abordados.

Foi realizada a belíssima apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo violino e teclado de dois grandes músicos/professores do Projeto Criança Petrobras.

Logo após a leitura do regimento da 3ª Conferência Municipal da Cidade de Guamaré – RN, feita pelo cerimonial, foi abordado o primeiro tema da conferência “BRASIL URBANO: A CIDADE QUE TEMOS”, com o palestrante Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro, que é secretário adjunto da SEMURB/Natal e arquiteto com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano.

O tema dois da conferência “A FUNCÃO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE” foi defendido pela palestrante Marina Lívia Cavalcanti Dias, arquiteta e conselheira do Conselho das Cidades – ConCidades.

O PLANO DIRETOR, terceiro tema da conferência, foi de responsabilidade da palestrante Josenita Araújo da Costa Dantas. Arquiteta e Urbanista. Especialista em gerência de projetos municipais. Especialista em formação de políticas municipais de desenvolvimento urbano e meio ambiente. Mestre em arquitetura e Urbanismo.

O palestrante Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro voltou em seguida para defender o tema “A CIDADE QUE QUEREMOS” e falou com muita propriedade dos problemas e das dificuldades de se construir a cidade que queremos, pois cada sítio tem as suas peculiaridades, que muitas vezes impedem o desenvolvimento que tanto almeja a população.

O quinto e último tema “DESAFIOS A SEREM DEBATIDOS NA CONFERÊNCIA”, foi dividido por duas conhecedoras dos problemas enfrentados pelo município de Guamaré: Jariane Faustino Mendes da Silva, arquiteta e urbanista, com pós-graduação Master em arquitetura e iluminação e analista do setor de licenciamento da SEMURB/ Guamaré – RN e Alenuska Lucena Medeiros, arquiteta e urbanista, pós graduada em Master em Arquitetura e urbanista da secretaria de obras e serviços urbanos de Guamaré.

Logo em seguida excelentíssimo senhor prefeito Hélio Willamy de Miranda Fonseca falou sobre as realizações sobre sua gestão e os desafios encontrados e muitos já solucionados, enquanto outros já se encaminham para uma solução definitiva.

Logo após o debate de cada tema, foi dado um intervalo para o almoço dos presentes III Conferência. Na volta um show de MPB apresentado pelos garotos/alunos do professor Pedro Tavares do Projeto Criança Petrobras.

Em seguida foram retomados os trabalhos em grupos para se debater cada tema do evento. Os grupos participaram com propostas de melhorias tanto na sede do município como também na área rural.

Foram apresentados os trabalhos e todos foram aprovados por unanimidade pelos presentes ao evento.

E para encerrar, ocorreu a eleição para os delegados que irão participar da Conferência Estadual das Cidades em Natal-RN.

A Comissão Preparatória da III Conferência da Cidade de Guamaré-RN, foi composta por Jefferson Soares, Patrícia Morais, Alenuska Lucena, Jariane Mendes, Gilcéia França, Márcia Meyre, Maria Santos, Sayonara Morais, Vilmara Araújo e Gonzaga Filho.
Voltar