Gonzaga Filho

COMUNICAÇÃO

GONZAGA FILHO

*** Locutor Apresentador

*** Locutor Animador

*** Diretor de Programação

*** Registro Profissional no MTE: 1893-RN

*** Registro Sindical no SINTERT-RN: 2495

MINHA HISTÓRIA NO RÁDIO

 

Em março de 2003 ao retornar para Guamaré eu costumava ouvir a Rádio FM local e via que estava precisando mudar o estilo de conduzir a programação musical da mesma, pois a música que tocava em um horário tocava também em todos os outros programas da emissora, onde o que predominava era o "forró".     

Fui apresentado a diretora da 98.1 FM Rádio Jangadeiro, a senhora Maria Edna, pelo locutor da mesma José de Arimatéia e apresentei um projeto de um programa noturno onde somente tocasse o melhor da Música Popular Brasileira. Depois de alguma hesitação por parte da diretora, a mesma aceitou e comecei a fazer o programa somente nos domingos das 20 às 22 horas, um horário difícil, pois competia com o Fantástico da Rede Globo de Televisão.     

Desafio aceito e o programa CLUBE DA MPB foi ao ar a primeira vez no dia 25 de Maio de 2003, domingo, das 20 às 22 horas. Logo no primeiro programa fui felicitado por muitos ouvintes, falando que a rádio local precisava mesmo de uma renovação em sua grade. No segundo domingo, telefone disparou e a audiência cresceu de uma forma inesperada.         

O programa CLUBE DA MPB que era somente aos domingos, em três semanas no ar passou a ser diário e no mesmo horário. Conversando com os outros amigos comunicadores da 98.1, mostrei que a forma como estava sendo conduzida a programação musical, afastava os ouvintes que cansavam da mesma música o dia inteiro em todas as programações. Foi mudado o perfil de cada programa, tocando as músicas de acordo com o horário da programação e assim a Rádio 98,1 FM se tornou um fenômeno de audiência.        

Maria Edna, diretora da rádio era uma mulher batalhadora e dedicava a sua vida a rádio, produzia festas como os aniversários da Rádio Jangadeiro FM, fazia passeios com os comunicadores e o clima de união entre todos era visível. Toda a equipe da rádio era de uma cumplicidade de irmãos.        

Fui convidado a assumir a diretoria de programação e fazer uma nova grade... aceitei e procurei cumprir com o meu trabalho da melhor forma possível, deixando na emissora somente amigos, os quais cultivo a amizade até os dias de hoje. Durante o tempo que fiquei a frente da programação da 98.1 RÁDIO JANGADEIRO FM, a equipe era formada da seguinte forma:

DIRETORA GERAL: Maria Edna

DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO: Gonzaga Filho

PROGRAMAS & COMUNICADORES

SHOW DA MANHÃ (R. Silva), JOVEM MIX (Jardeítre Inácio), GERSON MUSIC (Gerson Almeida), FORROZÃO DA 98 (Janai Inácio), SHOW DA NOITE (Ed Medeiros), CLUBE DA MPB (Gonzaga Filho), RECORDANDO COM O REI (Gonzaga Filho), HORA DO BREGA (José de Arimatéia).

As lembranças do tempo em que comuniquei na 98,1 Rádio Jangadeiro FM, jamais serão apagadas. Permaneci na emissora até o seu fechamento, acontecimento nefasto provocado por perseguição de um grupo político sem uma visão futurista em prol do bem estar dos seus munícipes.

 26 de Abril de 2004 - Neste período todos os comunicadores da 98,1 Rádio Jangadeiro FM fizeram uma Oficina de Rádio, com o comunicador da 95,9 FM de Natal, Sílvio Henrique, o que foi muito gratificante e de grande valia no campo da comunicação.

No dia 03 de Outubro de 2011, estreei o programa CLUBE DA PAQUERA na 87,9 FM RÁDIO GUAMAREENSE, de segunda a sexta feira no horário das 20 às 22 horas.

Um programa que tocava somente o melhor da música romântica internacional e o melhor da Música Popular Brasileira e que teve grande índice de audiência durante os cinco meses em que esteve no ar, quando saí por incompatibilidade com alguns argumentos produzidos por pessoas que se sentiam superiores aos demais que prestavam o mesmo serviço que elas.

Deste período não guardo muitas recordações agradáveis, mas mesmo assim construí amizades sólidas dentro da emissora e sempre senti saudades dos ouvintes que honraram o CLUBE DA PAQUERA com a sua audiência.

Tendo sido convidado pelo diretor da 87,9 FM RÁDIO GUAMAREENSE, o senhor Everton Oliveira, para retornar a emissora e retomar a minha programação. Aceitei de imediato e o PROGRAMA CLUBE DA PAQUERA voltou ao ar no dia 28 de Janeiro de 2013 e assim pude matar a saudade de muitos ouvintes que me acompanham desde o tempo da 98,1 FM.

Uma das razões que me fizeram voltar ao rádio, foi o amor que eu tenho a comunicação e o carinho das pessoas que me enviavam mensagens e outras que me encontravam na rua e cobravam o meu retorno ao rádio.

Estava muito feliz na minha volta à RÁDIO GUAMAREENSE 87,9 FM, com o PROGRAMA CLUBE DA PAQUERA... A audiência crescia a cada programa e esperava conquistar mais e mais ouvintes durante a minha nova passagem pela emissora.

Mas, como na vida nada é eterno, no mês de Abril mudou a diretoria da rádio e junto vieram pessoas que se julgam mais inteligentes que os demais e tem a prepotência como marca registrada... Sai da 87,9 FM e somente voltarei um dia quando a equipe for formada por pessoas humildes e que mantenham a união, para assim fazer rádio com profissionalismo e não brincar de fazer rádio... Aos meus ouvintes, quero dizer que adoro vocês e muito me orgulho de fazer rádio pensando em você que está do outro lado curtindo a nossa programação.

A WEB RÁDIO POESIA foi criada por GONZAGA FILHO e colocada no ar no dia 25 de Fevereiro de 2013, uma Segunda Feira.

          Foi pensando na falta de opções em matéria de rádio em nossa cidade, que foi criada esta Web Rádio que ficou no ar 24 horas por dia, todos os dias da semana, durante bastante tempo.

          Visando um alcance bem maior ou por que não dizer sem fronteiras, unindo o bom gosto musical à era tecnológica, onde em quase todas as residências existe ao menos um computador conectado a internet, a WEB RÁDIO POESIA veio com a proposta de oferecer uma programação de qualidade, onde satisfazia ao ouvinte independente de sua classe social ou cultural.

Com o slogan "NÃO BASTA SER SÓ MÚSICA, TEM QUE SER POESIA", a WEB RÁDIO POESIA levou GUAMARÉ - RN aos quatro cantos do mundo, sendo reconhecida pelo seu bom gosto musical e a sua cultura.

COMO ACONTECEU A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS RADIALISTAS GUAMAREENSES

Mesmo fazendo rádio há tanto tempo, existia o sonho da profissionalização... De possuir o meu Registro Profissional como radialista. E como todo sonho poderia um dia se tornar realidade, eu corri a procura da realização desse sonho.

No mês de Agosto de 2013 pesquisei na internet, e no Google encontrei o site da FITERT – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão. Lá encontrei o site do SINTERT/RN - Sindicato dos Radialistas do RN e entrei em contato com o presidente Jailson Gomes que falou que estava indo para Macau no dia 21 de Setembro, comemorar o Dia do Radialista com um jantar na Pizzaria Arte Delícia de Eduardo Carlos em Macau, e prontamente eu falei que iria participar desse jantar com os meus companheiros de rádio de Guamaré.

Entrei em contato com Eduardo Carlos e ele elegantemente nos convidou a participar desse jantar em homenagem aos radialistas.

Reuni os meus companheiros de rádio guamareenses, convidei-os e apenas alguns foram ao jantar, que foi uma maravilha e bastante proveitoso profissionalmente.

O presidente do SINTERT - RN, Jailson Gomes fez algumas explanações sobre movimentos sindicais e explicou vários assuntos importantes para a categoria que era desconhecida até então. Falou sobre a intenção de se profissionalizar os comunicadores da Região Salineira, o que de pronto eu falei para ele da minha intenção de levar o Curso de Rádio e TV para Guamaré, falei do meu sonho de profissionalização e gostaria que esse sonho se tornasse realidade e pudesse dividir isso com os companheiros que já faziam rádio há muito em Guamaré, mas de uma forma não profissional.

(***) Participaram desse jantar/comemoração/reunião:

Gonzaga Filho + Gerson Almeida + Uraken Silva + Moacir Reinaldo + Hélio Show + Mário de Lucila + Jane Marry + Ivanilson Melo + Miranda Siqueira e Everton Oliveira.

A SEGUNDA REUNIÃO DE RADIALISTAS EM MACAU

No início do mês de Novembro de 2013, recebi o convite de Eduardo Carlos da Pizzaria Arte e Delícia, para uma confraternização no dia 7 de Novembro (Dia do Radialista), com todos os companheiros de rádio da Região Salineira/Costa Branca...

Voltei a convidar os companheiros de Guamaré e muitos deram desculpas para não comparecer, mas mesmo assim eu compareci juntamente com o meu amigo Edilmar Medeiros... Fomos os únicos representantes guamareenses neste jantar de confraternização.

Parecia que a chama do meu sonho iria apagar... Mas isso me deixou mais forte para ir à busca do meu sonho, pois nunca fui de desistir daquilo que realmente desejo.

A TERCEIRA REUNIÃO DOS RADIALISTAS EM MACAU

Após o jantar de confraternização do dia 7 de Novembro, ainda fizemos outra reunião na Pizzaria Arte e Delícia juntamente com os companheiros radialistas macauenses, para debatermos como seria feito este curso prometido pelo SINTERT – RN.

Ficou combinado que, se os comunicadores guamareenses não desejassem fazer o curso em Guamaré, Macau disporia algumas vagas para os locutores guamareenses. Nesta reunião na Praça da Conceição, novamente estavam presentes somente eu e Edilmar Medeiros.

REUNIÃO COM OS RADIALISTAS GUAMAREENSES NO CTG

Convoquei outra vez os companheiros comunicadores de Guamaré para uma reunião, tendo como tema o Curso de Rádio e TV que seria realizado pelo SINTERT-RN.

Conversei com todos a respeito dos benefícios de terem o Registro Profissional e de serem sindicalizados e perguntei quem iria fazer o curso, mesmo tendo que arcar com as despesas do próprio bolso, caso a prefeitura de Guamaré não comprasse a ideia de patrocinar o curso de profissionalização dos comunicadores local.

Mesmo com dificuldades, pois existiam na época alguns companheiros desempregados e que tirar o valor do curso do próprio bolso seria um sacrifício sem medida, mas mesmo assim todos concordaram que a Oficina de Rádio e TV teria que ser realizada em Guamaré...

Com todos de acordo agora era arregaçar as mangas da camisa e procurar o presidente do SINTERT-RN, Jailson Gomes e providenciar o início do curso em Guamaré.

A reunião aconteceu no CTG do Vila Maria em Guamaré, com a participação do Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Capacitação de Guamaré, Mário de Lucila e foi registrada através de imagem pelo Blog Guamaré News do companheiro Alfredo Sérgio.

ENCONTRO COM JAILSON GOMES, PRESIDENTE DO SINTERT-RN

Foi a partir daí, que a coisa começou a acontecer. Procurei Jailson Gomes (Presidente do SINTERT-RN), conversamos e ele veio até Guamaré. Fomos até a Secretaria Municipal de Capacitação e conversamos com o secretário Mário de Lucila e ficou acertado de que a Prefeitura Municipal de Guamaré pagaria o curso para 30 comunicadores guamareenses, como já tinha ficado acertada em conversa minha com o prefeito Hélio Willamy.

Mas, devido a burocracia existente e como havia um prazo para ser ministrado este Curso de Formação Profissional em Rádio e Televisão, nós resolvemos pagar do nosso próprio bolso a quantia de R$ 300,00 (Trezentos Reais) e quando fosse tudo resolvido entre o SINTERT-RN e Prefeitura Municipal de Guamaré, este valor seria devolvido aos alunos do referido curso.

A PRIMEIRA SEMANA DE AULA DO CURSO DE RÁDIO E TV

Assim, iniciou-se a primeira semana de curso, com a presença do Presidente do SINTERT-RN Jailson Gomes e do Radialista Gersony Gomes, que fizeram uma palestra sobre a profissão de comunicador nas dependências da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Capacitação. O primeiro dia de aula se resumiu somente ao bate papo com os radialistas Gersony Gomes e Jailson Gomes.

O segundo dia de Aula foi sobre a Psicologia da Comunicação, com a psicóloga Jéssyca Medeiros. Como o espaço que foi reservado para as aulas na Secretaria de Capacitação era pequeno, essa foi a última aula naquele local.

O terceiro dia de aula da primeira semana de curso foi realizado no Hospital Manoel Lucas de Miranda, no Auditório cedido pelo Secretário Municipal de Saúde, Adriano Diógenes que nos ofertou todo o apoio necessário para que tivéssemos um bom desempenho durante o curso.

Tivemos nesta primeira semana como professores: Jair Bala (Técnicas de Áudio), Fernanda Diomedes (Fonoaudiologia) e como faltou o professor de Língua Inglesa, eu aceitei o desafio de lecionar para os meus companheiros de curso... Aula maravilhosa, alunos sempre atentos a cada palavra, a cada ensinamento que eu tentava passar para eles.

A SEGUNDA SEMANA DE AULA DO CURSO DE RÁDIO E TV

Na segunda semana do Curso de Formação Profissional em Rádio e TV, o desenrolar foi maravilhoso.

A semana se iniciou com aula na segunda feira, de Técnicas de Áudio, com o Professor Jair Bala...

Na terça feira, tivemos aula de Conhecendo Novas Mídias, com o comunicador Jandson Máximo...

Na quarta feira, tivemos aula de Fonoaudiologia com a Fonoaudióloga Fernanda Diomedes...

Na quinta feira, fomos presenteados com uma maravilhosa aula de Técnicas de Locução, com o professor Rui Ricardo...

Na Sexta Feira tivemos outra vez a aula show de Técnicas de áudio com o professor Jair Bala e quando terminou a aula fomos saborear aquele Açaí, lá no Carlos... Maravilha, interação entre alunos e professores.

A TERCEIRA SEMANA DE AULA DO CURSO DE RÁDIO E TV

A terceira semana da Oficina de Rádio e TV do SINTERT-RN ministrada em Guamaré teve o seguinte cronograma de aprendizado.

Segunda Feira: Aula dinâmica de Psicologia da Comunicação com a Psicóloga Jéssyca Medeiros.

Terça Feira: Aula de Ética na Comunicação com o professor Ranilson Oliveira.

Quarta, quinta e sexta feira foi um intervalo devido feriados.

A QUARTA SEMANA DE AULA DO CURSO DE RÁDIO E TV

A Quarta semana da Oficina de Rádio e TV do SINTERT-RN ministrada em Guamaré teve o seguinte cronograma de aprendizado.

Segunda Feira: Aula de Língua Portuguesa com Gonzaga Filho

Terça Feira: Aula de Fonoaudiologia com Fernanda Diomedes

Quarta Feira até Sexta Feira: Aula de Técnicas de Locução (Como Falar Bem) com o Professor Rui Ricardo.

(***) Me fizeram chorar emocionado, ao me prestarem uma homenagem ao lerem poesias do meu livro Guamaré, Retalhos Poéticos.

A QUINTA SEMANA

DE AULA DO CURSO DE RÁDIO E TV

A quinta semana da Oficina de Rádio e TV foi marcada por descobertas de talentos em pessoas que não se dava o devido crédito. Realmente uma descoberta.

Uma semana inteira com o professor Nelson Barros, tendo aulas sobre técnicas de Televisão...

Uma maravilha, pois um mundo novo descortinou-se para todos os alunos do curso...

A melhor parte ficou para a apresentação dos trabalhos finais. Diversão e competência foram a marca registrada.

E novamente, me prestaram uma homenagem maravilhosa... Não deu para aguentar e me emocionei com tanto carinho dispensado a minha pessoa, pelos meus companheiros de sala de aula. Só tenho que agradecer a Deus por momentos tão maravilhosos vividos com os meus colegas de profissão, em que tivemos a mesma oportunidade de compartilharmos de um mesmo sonho.

A SEXTA E ÚLTIMA SEMANA

DE AULA DO CURSO DE RÁDIO E TV

Sexta e última semana.

Aula de Fonoaudiologia com Fernanda Diomedes, uma grande profissional e soube conquistar o carinho dos alunos...

Aula de Técnicas de Áudio, com o Show-Man Jair Bala... Aula dinâmica,

ministrada por um grande profissional dono de um carisma enorme...

E para encerrar com chave de ouro... O Grande Mestre da Comunicação, o Guru... Rui Ricardo...

Em sua passagem por Guamaré, semeou conhecimentos e colheu uma grande quantidade de amigos...

ELEIÇÃO PARA A DIRETORIA DO SINTERT-RN EM GUAMARÉ

No dia 21 de Fevereiro de 2014, aconteceu a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Norte – SINTERT-RN, nas instalações da Rádio Guamareense 87,9 FM.

Nesse pleito, os novos comunicadores guamareenses compareceram e votaram em Jailson Gomes para presidente e o mesmo foi reeleito para dirigir o sindicato pela segunda vez consecutiva.

 Ficando assim, a sensação do dever cumprido de todos os radialistas de Guamaré, agora já sindicalizados.

ENTREGA DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE RÁDIO E TV EM GUAMARÉ

Chegou o grande momento. Momento esperado por todos os alunos do Curso de Formação profissional em Rádio e TV, ministrado pelo SINTERT-RN em Guamaré – RN... O momento da diplomação... O momento em que estaria sendo consagrada a profissionalização de 26 comunicadores guamareenses.

O evento da diplomação aconteceu no Clube Municipal na Praia Aratuá no dia 21 de Março de 2014 ás 20h00, com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito Hélio Willamy de Miranda, secretários municipais, representantes do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Norte e dos familiares dos 26 formandos.

São estes os nomes dos novos comunicadores guamareenses que se formaram neste dia:

ALFREDO SÉRGIO DE SIQUEIRA COSTA, AMANDA DA SILVA ARAÚJO, ANA CRISTINA DA SILVA BARBALHO, DJAILSO GOMES FERRAZ, EDILMAR XAVIER MEDEIROS, EDIVAN DA SILVA MARTINS, EMANOEL DAVID AVELINO DE ARAÚJO, EVERTON DA SILVA OLIVEIRA, FLÁVIA FLORÊNCIO DA SILVA, FRANCISCO DAS CHAGAS MESQUITA DE OLIVEIRA, FRANCISCO HÉLIO VICTOR DE LIMA, GERSON ALMEIDA DE MORAIS, IVANILSON VIEIRA DE MELO, JANE CLEIDE GERMANO CARMO, JOÃO MARIA BELARMINO DA SILVA, JOSÉ DE ARIMATÉIA DE MIRANDA SIQUEIRA, LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA FILHO, MARIA DO ROSÁRIO DOS SANTOS SILVA, MARIA FRANCISCA RODRIGUES, MARIO ANTONIO DA SILVA MARQUES, MOACIR REINALDO DOS SANTOS, ODIMAR DA SILVA MARÇAL, SEVERINO FELIX RODRIGUES DA SILVA, TANAVIDES DA SILVA ANTONIO, UDICLEI RODRIGUES DE SOUZA BELCHIOR, URAKEN SILVA GOMES

O cerimonial foi realizado pelo grande mestre da comunicação, o professor RUI RICARDO.

Gonzaga Filho foi o orador da turma de concluintes Guamaré 2014.

A animação musical ficou por conta de Gilmar Ferreira (Músico e Comunicador Macauense).

NA ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO CURSO DE RÁDIO E TV EM MACAU - RN

Uma semana após a conclusão do Curso em Guamaré e a entrega do certificado aos concluintes, fomos convidados a participar da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Rádio e TV à turma de Macau – RN, que aconteceu no Teatro Porto de AMA.

Compareceu a solenidade em Macau: Os comunicadores guamareenses Flavia Silva, Moacir Reinaldo, Gerson Almeida e Eu.

Estava eu na plateia, junto com o presidente do SINTERT-RN Jailson Gomes, a Secretária do Sindicato Angelita Oliver e o Comunicador Elton Trindade, quando fui convidado a fazer parte da mesa das autoridades, representando os professores que ministraram a Oficina de Rádio.

Fiquei muito honrado com o convite e muito mais honrado em poder representar grandes mestres que nos passaram as suas experiências do mundo da comunicação.

Fiz parte da mesa e durante a solenidade me senti muito feliz em poder fazer a entrega a alguns companheiros comunicadores macauenses.

HOMOLOGAÇÃO DO REGISTRO PROFISSIONAL NO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO E SINDICALIZAÇÃO

Agora vem a parte da oficialização do Registro Profissional, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – TEM.

Primeiro a juntada de documentos para a SRP – Solicitação do Registro Profissional.

Logo em seguida, o recebimento do meu Registro Profissional, homologado em minha Carteira Profissional.

Depois foi a vez de receber a minha carteira de imprensa, concedida pelo SINTERT-RN – Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Norte.

NO SINTERT-RN RESOLVENDO A HOMOLOGAÇÃO DOS COMPANHEIROS GUAMAREENSES

Em visita ao SINTERT-RN – Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Norte, juntamente com os meus companheiros comunicadores guamareenses, para resolver a homologação do Registro Profissional de todos eles: Flávia Silva, Gerson Almeida, Edilmar Medeiros e José de Arimatéia.

Aproveitando para colocar a conversa em dia com o Presidente do Sindicato Jailson Gomes e a minha amiga Angelita Oliver.

PARTICIPANDO DA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA FITERT EM BRASÍLIA - DF

No dia 26 de Setembro de 2014, viajei para Brasília – DF, acompanhado dos companheiros comunicadores do rádio norte-rio-grandense:   Assim foi composta a delegação do RN: Presidente do SINTERT-RN Jailson Gomes de Oliveira, Vice Presidente do SINTERT-RN Galdino Neto, Radialistas Luiz Gonzaga de Oliveira Filho, Valmir Mangabeira Marques, Geraldo Pereira de Lima, Éder Jandson Máximo, Willians de Oliveira Ramos, José Genival Pereira da Fonseca, Francisco de Assis Sobrinho e Francisco Canindé Venâncio.

Nos dias 26, 27 e 28 de Setembro aconteceu em Brasília – DF, a Plenária Eleitoral da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão - FITERT. Evento que contou com a participação das delegações dos 26 Estados e também do Distrito Federal.

A eleição ocorreu no sábado (27.09), no auditório do Naoum Plaza Hotel em Brasília – DF. Na eleição 2014 da Plenária, por unanimidade, José Antônio Jesus da Silva "Zé Antônio" (SP) - foi eleito Coordenador.

A CRIAÇÃO DA WEB RÁDIO PORTAL ARATUÁ

A criação da Web Rádio Portal Aratuá se deu devido a criação do Portal Aratuá de Comunicação, que engloba o Blog Portal Aratuá GMR e a Web Rádio Portal Aratuá.

A Rádio Portal Aratuá, entrou no ar no dia 10 de abril de 2015, em substituição a Web Rádio Poesia, que foi a primeira rádio online de Guamaré e que durante 24 horas esteve sempre conectada fazendo a alegria dos seus ouvintes, com uma programação séria e de bom gosto musical...

Mas, a RÁDIO PORTAL ARATUÁ deu continuidade a esta mesma programação eclética, pretendendo agradar a toda faixa etária e cultural.

MINHA 3ª PASSAGEM PELA 87,9 FM RÁDIO GUAMAREENSE

No mês de Maio de 2015, com a mudança da diretoria da 87,9 FM RÁDIO GUAMAREENSE houve uma reunião com alguns comunicadores locais, e o diretor da emissora, o comunicador Everton Oliveira me convidou para fazer parte outra vez do cast da rádio.

Aceitei de pronto, pois a proposta era recuperar a credibilidade da rádio junto aos anunciantes e ao público em geral. A rádio estava desativada já há algum tempo e não havia programação diária.

Arregaçamos as mangas, vestimos a camisa da emissora e partimos para a luta e graças a Deus, os anunciantes voltaram e a audiência é grande.

Outra vez, estou na emissora com o programa CLUBE DA PAQUERA, tocando o que há de melhor na música romântica nacional e internacional.

Sintonize 87,9 em seu dial ou acesse www.87fmguamareense.com e onde você estiver você poderá acompanhar toda a nossa programação.

COMUNICANDO COMO BLOGUEIRO

Desde o ano de 2003, quando a internet ainda era discada e o provedor era o Oxente, que eu escrevo em blog.

O meu primeiro blog era o Guamaré News. No ano de 2003 só existiam dois blogs em Guamaré. Era o Blog Guamaré News e o Blog O Sol de Guamaré de Marcos Fonseca.

Encerrei as atividades desse blog e criei outro blog chamado Guamaré Desperta, como quase todos os blogs locais tinham o nome de Guamaré em seu título, eu fechei o meu e criei o blog Rádio Poesia.

Fiquei com o Blog Rádio Poesia até o mês de Março de 2015, quando foi ciado o Portal Aratuá, que compreendia o Blog Portal Aratuá e a Web Rádio Portal Aratuá.

O Portal Aratuá era uma união de cinco blogueiros de Guamaré, que tiveram a intenção de unir-se e criar um meio de comunicação integrado em que cada um escreveria uma coluna específica: Marcos Fonseca (Ponto Crítico) escreveria sobre política; Gonzaga Filho (Rádio Poesia) escreveria sobre cultura; Miguel Boente (Miguel Boente) escreveria sobre esportes; Gerson Almeida (Guamaré em Destaque) escreveria sobre a sociedade e Alexandre Barbosa (Atenção Guamaré) ficaria encarregado das fotografias.

A ideia não deu certo e eu fiquei como editor do blog Portal Aratuá e tenho como um grande colaborador o fotógrafo Alexandre Barbosa e hoje o que era o projeto Portal Aratuá transformou-se no BLOG PORTAL ARATUÁ GMR.